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terça-feira, 27 de agosto de 2013

Relacionamento Interpessoal no Trabalho

Ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho é, sem sombra de dúvidas, a chave principal para uma excelente vida profissional.

Para muitos, manter este bom relacionamento é difícil, já que quando entramos em uma empresa, não conhecemos nossos colegas, muito menos nossos chefes e clientes. A única certeza é que precisamos nos relacionar muito bem com todos, já que uma boa produtividade depende deste fator.

Você sabe como ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho??? Para facilitar este processo, é possível basear em 4 pilares essenciais. Conheça mais sobre cada um deles, e saiba como eles interferem nos relacionamentos corporativos (e pessoais também).

Como Desenvolver Relacionamento Interpessoal no Trabalho

Autoconhecimento
Se conhecer bem é essencial. Afinal, precisamos conhecer minuciosamente os nossos traços e saber o quão impactantes eles podem ser em um momento de diferenças.
Um bom exemplo prático é uma relação entre um colaborador cauteloso e metódico e outro mais ágil e rápido. As chances de surgirem atritos entre esses dois perfis é grande. Entretanto, se um dos dois tiver autoconhecimento, será possível utilizar estratégias que evitem esses conflitos.

Empatia
A empatia em um relacionamento corporativo consiste em ouvir as opiniões alheias, considerando também os sentimentos e motivações. Em suma, e olhar além do próprio umbigo e notar o que acontece ao redor, sempre com bons olhos.
Este é um dos pilares principais no trabalho em equipe. Em uma boa relação e negociação, é interessante saber analisar diferentes pontos de vista.

Assertividade
A assertividade é a habilidade de saber falar e expressar as dificuldades e opiniões de forma clara e objetiva, sem desrespeitar os companheiros de trabalho.
Conversando de forma serena e clara, é possível resolver todas as diferenças sem grandes conflitos.

Ética
Ter ética é saber que não se deve tomar atitudes e decisões que prejudiquem outros companheiros de trabalho e que não quebrem os conceitos pré-estabelecidos pela empresa - e também por você.
Para manter um bom relacionamento interpessoal, não basta apenas ter autoconhecimento, empatia e assertividade. Ética deve complementar com chave de ouro todos esses pilares. Por conta disso, é essencial na vida de qualquer profissional.
Vale salientar que esses conceitos podem ser utilizados em outras áreas além do profissional, como por exemplo em uma amizade, relacionamento amoroso, relacionamento familiar, etc...

Fonte

2 comentários:

  1. gostei das dicas, são bastante importantes!

    http://rockcomluxo.blogspot.com.br/

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