Meu último vídeo

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Conheça os benefícios das delícias típicas das quermesses

As festas juninas e julinas sempre trazem muitas guloseimas e comilança. Quem segue dietas restritivas, porém, pode sair prejudicados com tantas gostosuras contra a boa forma, mas, apesar disso, os alimentos típicos podem ser fontes de prazer e...saúde!

O segredo é consumir de forma moderada, explica a nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Marisa Resende Coutinho. Confira os benefícios das comidas típicas e comemore os meses mais tipicamente brasileiros com muito sabor:
Batata Doce
Possui alto teor de fibras, carboidratos, antioxidantes, além de ser uma rica fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, é potente antioxidante que auxilia na prevenção do câncer de próstata. Pode ser assada na fogueira para manter o clima junino ou consumida na forma de doces e compotas.
 


Gengibre
Ingrediente do tradicional quentão, tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas e ajuda a acelerar o metabolismo. Para aproveitar ainda mais seus benefícios, a melhor forma de consumo é como chá. Em dias frios ele ajuda a aquecer.

Pinhão
Consumido com moderação, pode trazer diversos benefícios à saúde. É rico em minerais e antioxidantes que ajudam a controlar o mau colesterol.


Milho
É rico em fibras, carboidrato e vitaminas do complexo B e E. O cereal também age de forma positiva na manutenção do nível de colesterol e é uma ótima fonte de energia. Seus derivados contêm os mesmos benefícios, mas de forma reduzida. É preciso ter cuidado com bolos, que são preparados com grandes quantidades de açúcar e margarina. Já aqueles que não abrem mão da pipoca, é preciso ficar atento ao modo de preparo e às altas quantidades. O ideal é evitar as temperadas e com muito óleo.

Amendoim e paçoca
Para quem não resiste ao amendoim ou sua famosa derivada paçoca, é importante saber que essa semente oleaginosa é rica em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos, que atuam na proteção de doenças cardiovasculares que diminuem os níveis de colesterol. No entanto, por ser um alimento calórico, deve ser consumido em pequenas quantidades.

Canjica ou arroz-doce?
Para quem está de regime a melhor escolha é a canjica, menos calórica e com maior quantidade de fibras. Já o arroz doce é rico em carboidratos, ferro e proteína.


Medida ideal para consumo dos alimentos:

Pinhão - 50g = 87 kcal
Milho cozido - 1 espiga = 85 kcal
Chá de gengibre com adoçante - 1 xícara = 3 kcal
Batata doce - 1 batata média = 77 kcal
Canjica com leite condensado - 100g = 210 kcal

5 comentários:

  1. nossa...eu sou aloka da paçoca! rsrsr...amo!pena q seja tão calorico.
    Desculpe pelo transtorno lá com o blog.Retirei o aplicativo,espero q agora consiga acessar normalmente!Qualquer coisa me fala,viu? =)

    poquimdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo. Tem umas diet, mas é p quem é diabético né, é gordo do mesmo jeito..
      beiJUs

      Excluir
  2. Oi floor :)
    É tem gente que nao consegue usar uma make tão básica mesmo, mas aí é de cada estilo de cada pessoa neeh :)
    Intaum interessante o post (embora eu não frequente quermesses pois sou evangélica) não sabia que tinha tantos benefícios....

    Beijinhus... www.robertamaquiagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO festa junina e os quitutes que acompanham!!! Delícia!! Pena que com a minha dieta eu tenho que evitar quase tudo, mas uma vez por ano não mata ninguém hahaha

    Beijos
    http://www.minhabeladama.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb vivo na dieta.. Mas essa época n dá p escapar..

      beiJUs

      Excluir

Deixe sua opinião, recado, comentário... Conte o que achou ou simplesmente fale sobre o assunto!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter