Meu último vídeo

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Líder ficha limpa!


Por Paulo Sérgio Buhrer 

A maioria dos líderes não consegue criar uma equipe de alto desempenho porque, por exemplo, vai falar sobre finanças, mas está no Serasa, vai falar de relacionamentos, porém não vê nem fala com os pais há anos, fala de crescimento, mas só chegaram à gerência pelo parentesco com o dono. 

Quem quer emagrecer não dá ouvidos à tia acima do peso, não compra livros de quem ainda está tentando perder peso. Pessoas que querem crescer na vida profissional não prestam atenção a palestrantes que começam o curso dizendo: “desculpem pela minha falta de preparação”, pois sabem que um dos segredos do sucesso na carreira é o desenvolvimento contínuo. 

As pessoas querem seguir líderes ficha limpa. Isso mesmo. Por mais que o fato de ver o contraste nos ajude a enxergar aquilo que buscamos, na liderança isso não vale. 

Para seguir alguém, as pessoas precisam observar os resultados do líder.

Alexandre, O Grande, exausto, quando lhe ofereceram água, ele perguntou se havia água para todos da tropa. Ao ouvir que não, em outras palavras, ele disse: “então também não bebo”. Como diz o Shinyashiki: “precisamos de líderes que não deixem ninguém para trás”. 

Cristo tem mais de dois bilhões de seguidores. Irrelevante à crença de cada um, precisamos respeitar alguém com tamanho resultado, e isso se deve, dentre outros fatores, pela coerência entre teoria e prática. 

Queremos alguém que se importe conosco, e não quem discursa maravilhosamente bem no púlpito das empresas, porém, no chão de fábrica nos faz retornar à época da escravidão. Para isso já temos vários políticos! 

Os empresários não estão se dando conta de que muitos dos negócios estão quebrando por falta de líderes, e não de gente competente. O problema é que pessoas boas, competentes, honestas, não suportam ser lideradas por pessoas ficha suja, sem escrúpulos, que dizem coisas adoráveis, mas têm ações sem caráter. 

Drucker disse que tudo começa e termina na liderança, e é verdade. Sem querer ensinar a missa ao vigário, mas, talvez a frase fosse: “tudo começa e termina na liderança, ou na falta dela”. 

2 comentários:

  1. Olá Ju!
    Venho agradecer a tua visita e comentário no meu blog! ;)
    Vou dar uma voltinha pelo teu para conhecer!
    Beijinhos doces.

    ResponderExcluir
  2. Ju, acredito que o "espírito" de liderança já nasce com a pessoa viu, não herda de ninguém, digo isso pois minha irmã tem todo um bom senso para liderar equipe, fico impressionada! Excelente texto!

    Beijos, Cris.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, recado, comentário... Conte o que achou ou simplesmente fale sobre o assunto!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter